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PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA

Profº. Marcus Sacrini Ferraz


I - ESQUEMA DO CURSO

Textos para registros de estudo

Leitura para fichamento

- Evitar vieses cognitivos de 1) fragmentação do pensamento para afirmação de ideias familiares e 2) valoração pessoal das ideias do autor;

- O objetivo é 1) reconstruir a posição do autor, A) explicitando a estrutura do texto e b) nomeando as tarefas lógico-argumentativas (exemplificação, conceituação, objeção etc.)

Tipos de fichamento

Ficha expressa (numerar os parágrafos; nomear os blocos temáticos; resumir);

Ficha detalhada (nomear cada tarefa do bloco temático);

Ficha expandida (organizar uma narrativa que sintetize o problema, a tese e a argumentação – históricos, científicos etc.);

Textos para circulação pública

- As teses (doutorado) propõem soluções para determinados problemas, baseadas em uma avaliação do estado da arte, propostas anteriores (dissertação de mestrado). Para isso, será exigida a leitura e a interpretação (clarificação) de temas específicos em contextos teóricos de tradições argumentativas (graduação).

- Nível de graduação: formular um problema interpretativo acerca de um ou mais textos estudados e construir um comentário que clarifique os tópicos em vista (5-7 páginas).

- Escrita argumentativa (gênero dissertativo)

Introdução

- Retomar de modo conciso o contexto do tema;

- Formular o problema interpretativo;

- Formular a tese interpretativa;

- Apresentar a estrutura do texto (tomar posição);

Desenvolvimento

- Oferecer razões para justificar as escolhas a posição assumida (tese interpretativa);

Conclusão

- Retomar de forma suscinta o problema inicial e reafirme a tese à luz dos argumentos expostos.


II – RESUMO DO CURSO

Objetivos e métodos da leitura acadêmica

A importância do espírito crítico na formação em humanidades


· A formação em humanidades deve favorecer a sedimentação da autonomia intelectual e do espírito crítico;

· A expressão “espírito crítico” significa que a pessoa não assume ingenuamente posições apenas por força da autoridade ou tradição, mas entende as justificativas racionais para aquilo que está sendo apresentado;

· Alguém formado com o espírito crítico é capaz de remeter os principais tópicos e doutrinas da sua área de atuação, às fontes e legitimação, além de avaliar de modo racional as variantes teóricas;

· Um curso de humanidades requer habilidades de leitura e interpretação de textos.

A necessidade de entender a construção do texto

· A leitura e a escrita acadêmica exigem uma base metodológica correta e um treinamento contínuo;

· A quantidade de tempo gasta na leitura não é tão importante quanto a compreensão adequada do texto.

· O objetivo do curso é oferecer técnicas para entender textos densos, com ênfase na leitura, para depois se aplicar na escrita.

· O método que será privilegiado na leitura é o FICHAMENTO, ou seja, ler com uma caneta na mão, anotando e entendendo metodicamente.

· Ao ler textos, as pessoas tendem a focar em informações familiares e a buscar confirmação do que já sabem, o que pode levar a um viés de confirmação, que são desvios na forma de pensar;

· Ao ler um texto, é comum se posicionar a favor ou contra antes de compreender a posição do autor, o que pode impedir a compreensão real do texto;

· É importante ler com o objetivo de recuperar a posição do autor em sua real complexidade, sem simplificações ou distorções;

O método de fichamento

· O método das fichas é uma técnica para ajudar a reconstruir o sentido de um texto em três níveis de complexidade:

o fichamento expresso;

o fichamento detalhado;

o fichamento expandindo: análise dos componentes lógicos.

§ deve-se reconhecer os grandes blocos temáticos do texto e dar-lhes nome;

§ deve-se detalhar o que há dentro de cada bloco temático;

§ deve-se fazer um movimento analítico, quebrando o texto nos seus componentes lógicos.

· É importante que o leitor leia explicitando o modo como o texto se estrutura, porque muitos autores não contam que estão fazendo.

· É necessário entender que a construção do texto é um conjunto de tarefas que o autor vai fazendo.

· Cada leitor deve fazer a passagem da narrativa para a estrutura das tarefas que o autor vai realizando.

Introdução à escrita acadêmica

A escrita acadêmica em geral

· Escrita acadêmica envolve vários aspectos técnicos, principalmente o foco na escrita argumentativa;

· A principal tarefa preparatória para a escrita acadêmica é a leitura;

· É necessário conhecer a tradição textual e os temas argumentativos desenvolvidos nessa tradição para escrever bem argumentativamente;

· A intertextualidade é uma marca da discursividade argumentativa;

Tradição textual e temas argumentativos

· Os temas argumentativos raramente são invenções individuais, normalmente decorrem de contribuições de vários autores registradas em vários textos ao longo de décadas, formando tradições do pensamento;

· A argumentação segue uma segmentação tradicional que se desenvolve em uma certa disciplina ou campo disciplinar;

· Para conhecer a tradição textual e os temas argumentativos, é preciso ler os textos no gênero que se pretende produzir;

· Não se acredita no mito da pessoa totalmente isolada e genial que começa a escrever coisa maravilhosa do nada, normalmente não é assim que se escreve bem;

· O objetivo é reativar o sentido já constituído no tema em vista;

A necessidade de exercitar-se na escrita

· Escrever bem supõe exercitar-se na escrita e produzir fichas, notas, anotações e esquemas;

· A leitura acadêmica é técnica e exige fixação do sentido para sedimentar o conhecimento;

· A ficha é um modelo ideal que reproduz certos modos de exposição argumentativa;

· Produzir a ficha leva a fixar padrões dispositivos argumentativos e incorporar certas orientações do pensamento.

· O fichamento expandido é uma síntese que marca o movimento positivo do texto, organizado em torno de três núcleos: problema, tese/posição e caminho expositivo/argumentativo;

Textos de registro e textos para circulação pública

· Textos de registro não são um fim em si mesmos;

· Textos para circulação pública são livros, capítulos, artigos e dissertações de fim de curso;

· A diferença entre textos de registro e textos para circulação é que os últimos supõem um público leitor;

· A comunicabilidade deveria ser uma preocupação primeira para escrever textos para circulação;

· A tarefa de escrita consiste em produzir textos para circulação pública de forma ordenada e seguindo um modelo simples de dissertação;

O texto dissertativo acadêmico

· Esse modelo simples de dissertação parte dos textos densos e complexos, e propõe problemas interpretativos para expandir o questionamento;

· É necessário se focar no problema central do texto, podendo-se formular problemas específicos para gerar uma análise conceitual mais fina.

· A proposta é formular um problema interpretativo para gerar um comentário que clarifique os tópicos em vista do problema;

· Não se busca originalidade, mas sim sedimentar uma forma expressiva e treinar a habilidade de tomar uma posição clara;

· O modelo de dissertação se limita ao nível interpretativo qualificatório, e algumas tarefas específicas são propostas na introdução da dissertação para cumprir o imperativo da comunicabilidade e facilitar a compreensão do texto;

· O objetivo é criar um problema interpretativo específico;

· A dissertação deve se articular em torno de questões conceituais; o estudante deve tornar clara a posição do autor em relação a estas às questões;

A estrutura básica da dissertação

· A introdução deve cumprir quatro tarefas:

o retomar o contexto do tema;

o contextualizar o texto;

o apresentar a problemática;

o e a posição do autor.

· A estrutura básica da dissertação é introdução, desenvolvimento e conclusão.




FONTE:
 

Objetivos e métodos – Aula 1, parte 1

https://youtu.be/IjfRa5t2W7Y



Objetivos e métodos – Aula 1, parte 2

https://youtu.be/LkGRTYHk0w0



Objetivos e métodos – Aula 1, parte 3

https://youtu.be/yueICYG05Lc



Introdução à escrita acadêmica – Aula 10, parte 1

https://youtu.be/Dyb8bOwZkXI



Introdução à escrita acadêmica – Aula 10, parte 2

https://youtu.be/fYoGkpYhcVE



Introdução à escrita acadêmica – Aula 10, parte 3

https://youtu.be/5Nq1_7pYdEc

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